viajar sozinha

Viajar Sozinha – 6 Dicas para as Mulheres que se Fazem à Estrada

Viajar sozinha e sentir a liberdade de conhecer o mundo. Confere as nossas 6 dicas para que possas planear uma road trip inesquecível.

Cada vez mais mulheres optam por explorar o mundo na sua própria companhia, de forma a experienciar a independência e a liberdade por si mesmas. Em plena era tecnológica, existem cada vez mais comunidades online que, através de redes sociais e blogs, promovem e incentivam a ideia de viajar sozinha. 

Através da ajuda das novas tecnologias, apps e plataformas, é possível obter todas as informações necessárias para uma viagem de sonho. Com toda a informação na ponta dos dedos, o processo de preparação para a grande aventura a solo torna-se mais fácil e as mulheres acabam por se sentir mais confiantes e seguras.

Viajar sozinha e a liberdade de conhecer o mundo – a nova tendência  

Optar por viajar sozinha (ou solo travelling) é uma tendência global que tem vindo a crescer em todo o mundo, especialmente entre as mulheres. A Google revelou que a procura por “solo woman travel” tem aumentado exponencialmente nos últimos anos: 32% em 2017; 59% em 2018 e em 2019, foi registado um aumento de 230%. 

Um estudo feito pela Hostelworld, afirma que 75% das mulheres, maiores de idade, da geração Z (nascidas entre 1995 e 2010) já viajaram ou estão a planear viajar sozinhas, comparando com 67% dos homens da mesma faixa etária.

De forma a celebrar o Dia Internacional da Mulher e a compreender, na primeira pessoa, qual é o sentimento de fazer uma roadtrip sozinha, falámos com algumas das nossas clientes que se aventuraram na estrada. Narelle Jarvis, australiana de 70 anos, optou por viajar sozinha pela Europa. 

O destino escolhido foi Espanha e após a sua jornada de 18 dias, afirmou: “Sou uma mulher solteira e gosto de viajar sozinha, sem ter que me preocupar com os defeitos dos outros. Chamem-me egoísta! O meu interesse pela fotografia e arte é um fascínio pessoal. Viajar sozinha dá-me tempo para descontrair e refletir”.

mulher a viajar sozinha

O que motiva as mulheres a viajarem sozinhas?

Numa conversa sobre viagens a sós, a Narelle menciona a emoção que sente quando se perde e encontra locais por descobrir. Através de um inquérito, o Booking descobriu que as mulheres estão cada vez mais, a fazer férias sozinhas, ao seu próprio ritmo e a desfrutar da sua própria companhia, o que permite que exista uma redescoberta pessoal.

A segurança é uma das principais prioridades neste tipo de viagem. Sobre este tópico, Narelle diz que manter-se em contacto com a sua família e amigos, através das redes sociais ou por email, ajudou-a a assegurar o seu bem-estar.

As redes sociais e as comunidades online surgem assim como dois importantes fatores que, normalmente, motivam as mulheres a ganhar coragem e a embarcar numa aventura a sós. 

Encontrar sítios para fazer uma reserva de confiança, explorar as atrações locais ou manter o contacto com a família e amigos, nunca foi tão fácil. Da mesma forma, encontrar outras viajantes com o mesmo espírito, tornou-se muito mais simples através das novas tecnologias. Como exemplo, existe a Tourlina – uma aplicação apenas para mulheres, com membros verificados que permite a conexão entre aventureiras, com interesses semelhantes.

6 dicas para mulheres que planeiam fazer uma Road Trip sozinhas

Pesquisar sobre o local de destino

Existem dois fatores que deves ter em conta e que ajudam-te a avaliar o teu itinerário:

  1. Estimar os custos da viagem e…
  2. pesquisar previamente onde vais ficar. Na internet, em blogs e sites de empresas de viagens, consegues encontrar diversas sugestões de roteiros, para todo o tipo de road trips. Aproveita a informação disponível e define a uma rota antes de iniciares a tua viagem.

Existem também algumas aplicações que irão certamente ser úteis durante a tua jornada. A Park4night – indica os melhores lugares para estacionares a autocaravana e para passares a noite. Nesta app, também podes encontrar guias de viagem e uma comunidade que avalia todos os sítios que visita.

Uma outra aplicação que irá ajudar-te é a Via Michelin – uma das plataformas mais fiáveis no que toca a fazer uma estimativa dos custos em portagens e combustível.

Mantém-te segura

Viajar sozinha significa que estás por ti mesma, por isso é essencial que estejas muito bem informada sobre os locais que vais visitar. Saber os diferentes números de apoio de cada país, ter sempre água, comida e um kit de primeiros socorros, são alguns dos exemplos que devem ser uma prioridade durante a road trip. 

Sobre este ponto, a Narelle adiciona: “Mantém as portas da autocaravana trancadas, mesmo enquanto estás a guiar. É também aconselhável passar a noite em lugares onde estão outros caravanistas ou em parques de campismo. Nunca fiques em lugares isolados sozinha.”

Faz o download de mapas offline

Depois de teres o teu itinerário delineado, cria marcadores no Google Maps (ou numa aplicação semelhante), com as tuas paragens e certifica-te de que podes aceder aos mesmos sem internet, caso seja necessário. Já o ditado popular diz: mais vale prevenir, do que remediar.

Aprende algumas palavras na língua local

Saber dizer algumas palavras na língua local relativas a necessidades básicas, sobre obter direções ou até mesmo saber como pedir conselhos, é sempre uma grande vantagem. Apesar de vivermos numa era em que o Google Tradutor funciona com um verdadeiro salva vidas, por vezes, quando menos esperamos, a tecnologia pode falhar-nos.

Não guardes todo o teu dinheiro e cartões no mesmo lugar

Tem sempre dinheiro, cartões de reserva e os documentos importantes guardados em dois sítios diferentes. Assim, caso percas alguma coisa, nunca perdeste tudo. 

Confia sempre nos teus instintos

Faz planos, mas por vezes põe-nos de parte e segue o teu instinto e caprichos. Se tens um parceiro ou marido que não gosta de viajar, vai sem ele!”, conclui a aventureira de 70 anos.

Independentemente do teu destino, não deixes que o teu medo de viajar sozinha te impeça de realizar a tua viagem de sonho. Existe todo um mundo à tua espera para ser explorado e temos a certeza de que não te vais arrepender da experiência.

Sai da tua zona de conforto e cria novas amizades

Sabes aquelas frases clichê que falam sobre descobrirmo-nos a nós próprios enquanto viajamos? É totalmente verdade e se foras sozinha, ainda é mais real. Para além disso, quando se está sozinha, acaba sempre por existir mais abertura e oportunidade para conhecer pessoas novas. Quem sabe se a tua road trip não resulta em amizades incríveis e duradouras? Aproveita e diverte-te, vai valer a pena!

Sobre o autor

Francisco Marques Pereira
Francisco Pereira

Apaixonado por viajar. Visitou mais de 15 países e espera dobrar essa conta ainda este ano. Fã de viagens de autocaravanas e do estilo de vida Indie! Ninguém me obrigou a escrever esta última parte...

Partilhar
Okay