mulher em teletrabalho numa autocaravana

Teletrabalho sobre Rodas: Trocar o Escritório por uma Autocaravana

Desde o sentimento incomparável de liberdade, à flexibilidade horária, confere as principais vantagens de trabalhar remotamente numa autocaravana.

Com a partida do Inverno e a chegada do Primavera, para muitos trabalhadores, esta mudança de estação marca o regresso ao escritório a tempo inteiro, mas a regra não se aplica a todos. Com a opção do teletrabalho, passou a ser cada vez mais habitual a possibilidade de trabalhar a partir de casa.

As empresas (re)adaptaram-se, passaram a ter uma nova visão e o trabalho inteligente (ou smart working) passou a ser a nova realidade no mundo laboral. Com um computador portátil e Wi-Fi de qualidade, são imensas as opções disponíveis para um novo local de trabalho.

A Indie Campers também adaptou-se à nova realidade, e em Outubro procurámos oferecer soluções de aluguer de autocaravanas a longo-prazo para aqueles que procuram elevar o seu teletrabalho e vida em pandemia a um novo nível.

Trabalho remoto: a nova tendência

Nesta nova tendência do teletrabalho, são cada vez mais os aventureiros que escolhem uma autocaravana como o seu novo escritório. É assim, numa “casa sobre rodas”, que muitos trabalhadores optam por um estilo de vida mais nómada e onde acabam por prolongar a sensação de liberdade das férias, sem deixar o seu trabalho de lado.

Caso optes por alugar uma autocaravana durante a época baixa, após o pico do Verão, terás a vantagem de não só, encontrar os preços de reserva mais baixos como também, evitar o caos dos parques de campismo ou das áreas de serviço.

Sozinho ou com companhia, viajar numa autocaravana é uma experiência emocionante. Se há uns tempos atrás trabalhar diariamente dentro deste veículo parecia uma realidade distante, nos tempos que correm, esta poderá ser finalmente uma opção de escolha para os mais destemidos. 

Vantagens de trabalhar remotamente numa autocaravana

Confere quais são as vantagens de escolher uma autocaravana como o teu novo local de teletrabalho.

Satisfaz o teu desejo de liberdade 

Poder escolher o local de trabalho é uma opção que deixa bastante trabalhadores satisfeitos e que, acaba por influenciar positivamente o seu desempenho profissional. 

Quando o local de trabalho escolhido é uma autocaravana, a sensação de liberdade no tempo e no espaço é duplicada, tendo em conta que as possibilidades de localização são infinitas. 

Se não estiveres a gostar do sítio onde estás, basta ligar a autocaravana e partir para um novo destino.

Vais otimizar a gestão do teu tempo 

Comparativamente a uma viagem tradicional, a necessidade de planeamento para uma road trip é normalmente mais reduzida. Apesar de cada viajante ter o seu estilo de organização, uma grande vantagem deste tipo de viagem é a flexibilidade associada. 

Para além disso, se sentes que nunca tens tempo para nada, esta tendência pode ser a resposta, tendo em conta que irás ter uma maior flexibilidade para gerir os horários de trabalho e de lazer.

Consegues poupar dinheiro

Sem as contas da renda, da água e da luz para pagar, mesmo com os custos inerentes de alugar ou comprar uma autocaravana, viver neste tipo de veículo pode sair bem mais económico. 

Outras vantagens são, por exemplo, a facilidade em garantir que a higiene e a segurança são mantidas e, ainda, o facto de não ser necessário utilizar outros meios de transporte para deslocações. 

Aventura e criatividade nunca vão faltar

Para quem trabalha e vive numa autocaravana, o céu é o limite. Existem sempre coisas novas para ver e locais novos para visitar, basta fazeres-te à estrada e partires para uma nova localização.

Trabalhar remotamente dentro deste tipo de veículo, será uma experiência recompensadora principalmente para aqueles que precisam de uma dose extra de criatividade. Existe algo mais inspirador do que estacionar a autocaravana ao pé do mar com uma vista de cortar a respiração, abrir o portátil e começar a trabalhar?

Ensina-te a viver apenas com o necessário

Passar a viajar e a viver num espaço que, apesar de ser mais prático, é também mais reduzido e poderá implicar que optes por um estilo de vida mais minimalista.

Uma mudança que irá permitir não só, um desapego dos bens materiais como também, a descoberta de lugares mais escondidos ou menos habituais. Viajar numa autocaravana é uma aventura única, onde quem explora a estrada acaba por viver uma experiência extraordinária e transformadora.

Caso tenhas a opção de teletrabalho e estejas a ponderar trocar o teu escritório por uma casa sobre rodas, uma coisa é certa: a sensação de liberdade, as pessoas que vais encontrar e as paisagens que vais observar enquanto viajas (e trabalhas) são inesquecíveis.

Sobre o autor

Francisco Marques Pereira
Francisco Pereira

Apaixonado por viajar. Visitou mais de 15 países e espera dobrar essa conta ainda este ano. Fã de viagens de autocaravanas e do estilo de vida Indie! Ninguém me obrigou a escrever esta última parte...

Partilhar
Okay