Explorar as Dolomitas em outubro: Uma aventura perfeita fora de época

As Dolomitas, um paraíso para os amantes de actividades ao ar livre, enfrentam frequentemente multidões no verão. Mas será que uma visita no outono vale a pena? Neste blogue, Renata partilha as suas ideias sobre as viagens de outubro.

Decidi fazer uma road trip nas Dolomitas em Outubro, e quis partilhar a minha experiência neste blog. Passei 4 dias inteiros nas Dolomitas, e 2 dias extra para viagem e um pequeno desvio atá ao ao Lago Garda para dar um mergulho.

As Dolomitas são uma região montanhosa no norte de Itália, onde se sente uma mistura do charme italiano e da sua grande influência austríaca (é bastante comum ouvir as duas línguas).

Na minha opinião este é um destino perfeito para quem, como eu, ama estar em contacto com a natureza, a paisagem é deslumbrante e bastante única.

Viajar numa autocaravana

Alugámos a Nomad Campervan e, na minha opinião, viajar numa autocaravana é a melhor forma de conhecerer as Dolomitas. Uma autocaravana dá-te a liberdade de viajares ao teu próprio ritmo. Fazer uma road trip é uma forma muito popular de visitar a região. As distâncias eram maiores do que eu tinha imaginado, e partir de um ponto fixo todos os dias ter-nos-ia levado a conduzir muito mais e a desperdiçar muito tempo.

Além disso, com uma autocaravana podes mudar de rota, podes mudar o teu guarda-roupa a meio do dia (acredita em mim, vai te dar jeito devido às oscilações de temperatura nos locais de grande altitude). Mas a cereja no topo do bolo são as vistas matinais. Acordar com o nascer do sol antes de fazer a caminhada de Tre Cime vai ficar gravado na minha memória para sempre.

Algumas dicas de viagem essenciais

Embora as Dolomitas ofereçam uma experiência memorável, aqui ficam algumas dicas que recomendo que sigas.

• Considera voar para Veneza para reduzir o tempo de viagem, a quilometragem e os custos das portagens.

• Prepara-te para as taxas de estacionamento, especialmente para autocaravanas maiores. As caravanas mais pequenas normalmente pagam menos.
    • Ao reservar os parques de campismo, fiquei surpreendida ao descobrir que a maioria dos parques de campismo estavam cheios, mesmo numa altura que é considerada época baixa. Usa aplicações como Park4Night para encontrar lugares adequados para a tua autocaravana.
    • No que toca a fazer as malas, aposta na versatilidade. Outubro nas Dolomitas pode ser um pouco instável, por isso traz roupas confortáveis e frescas – vais precisar delas. Não te esqueças de levar roupa desportiva e as umas botas ou ténis de caminhada; são os teus melhores amigos nos trilhos.

O meu Itinerário

Dia 1: Milão a Trento

Depois de aterrar em Milão, dirji-me ao pick-up center da Indie Campers, onde comecei a minha viagem ao recolher uma autocaravana da Indie Campers em Milão.

A minha primeira paragem foi na pitoresca cidade de Sirmione, situada nas margens do Lago de Garda, onde desfrutei de um passeio descontraído e de um gelado. Para passar a noite, optei pelo tranquilo parque de campismo Agricamp, em Trento.

Dia 2: Percurso pedestre Adolf Munkel Weg e Val di Funes

Um dos pontos altos da minha viagem foi o trilho Adolf Munkel Weg, uma caminhada de 9 km que oferece vistas deslumbrantes das montanhas num cenário verde. Para além disso, no trilho podemos encontrar o  Rifugio Delle Odle, na minha opinião o mais bonito refúgio e com a melhor comida, sem dúvida uma paragem obrigatória! Se te sentires com energia, podes começar e acabar o trilho a partir do Val di Funes ou outros locais próximos e evitar os custos de estacionamento.

No final da tarde visitámos a famosa Chiesetta di San Giovanni no Val di Funes, visitar mesmo a igreja não era possível, no entanto havia um miradouro perfeito para tirar umas fotografias.

Estacionamento Adolf Munkel Weg;

Dia 3: Lago Di Braies e Cadini di Misurina

No dia 3 dirigimo-nos para norte, e visitámos dois lugares incríveis.

O Lago di Braies, provavelmenete o mais famoso lago da região, não só pela sua extensão como pela incrível paisagem envolvente e no final do dia dirigimo-nos ao nosso destino mais alto, o Rifugio Aronzo para fazermos a caminha de Cadini di Misurina. No Lago di Braies, o estacionamento era limitado para autocaravanas e como não chegámos propriamente cedo, acabámos por estacionar na vila mais próxima num local gratuito e apanhá-mos um autocarro de 6 euros até ao lago. A volta ao lago demora cerca de uma hora, e recomendo que aproveitem para fazer um picnic nas suas margens, vale a pena!

Depois, fomos em direção ao Rifugio Aronzo, que se encontra a mais de 2000 metros de altitude. O refúgio é o ponto de partida de dois trilhos famosos, a Cadini di Misurina, uma caminhada moderadamente fácil com vistas de cortar a respiração. E o Tre Cime de Lavaredo, um dos postais das Dolomites, e um trilho um pouco mais desafiante.

Fizémos o trilho do Cadini di Misurina ao final da tarde, que nos presenteou com um maravilhoso pôr-do-sol, depois passámos a noite na área de estacionamento porque no dia a seguir havia mais!

Estacionamento Lago di Braies

Estacionamento Rifugio Aronzo;

Dia 4: Tre Cime di Lavaredo e Lago Durrense

O nosso dia começou com o nascer do sol a partir da nossa autocaravana Nomad no parque de estacionamento do Rifugio Auronzo. Depois de um pequeno-almoço reforçado, dirigimo-nos para a caminhada Tre Cime di Lavaredo, uma caminhada icónica nas Dolomitas, conhecida pelas suas deslumbrantes formações rochosas e vistas panorâmicas. A caminhada pode ser difícil, mas vale bem a pena o esforço.

Depois, fizemos uma paragem rápida no Lago Durrense para apreciar a sua beleza ao fim do dia.

Dia 5: Lago di Carezza e Alpe di Siusi

No nosso 5º dia, começámos por vistar o Lago di Carezza, um lago deslumbrante que oferece um passeio curto e fácil à volta do prório.

De seguida, decidimos explorar o Alpe di Siusi ou Seiser Alm, um vasto prado perfeito para fazer caminhadas, andar de bicicleta e apreciar a incrível paisagem. Uma curiosidade: é uma estência de ski no Inverno e primavera! Para os que querem evitar o teleférico, é importante chegar antes das 9:00 da manhã, pois o estacionamento só está disponível quando o teleférico não está a funcionar. Recomenda-se o aluguer de uma bicicleta eléctrica, embora o aluguer seja dispendioso , 45 euros por uma bicicleta eléctrica por um dia, penso que vale a pena!

Estacionamento Alpe di Siusi;

Dia 6: Regressa a Milão

Com a nossa aventura a chegar ao fim, regressámos a Milão para entregar a autocaravana à Indie Campers. E para apanhar-mos o voo.

Conclusão: Outubro é um ótimo mês para visitar as Dolomitas!

Tive muitas dúvidas se deveria ou não visitar as Dolomitas em Outubro, até porque durante as minnhas pesquisas online encontrei muitas opiniões contranstantes.

Na minha opinião, uma viagem de Outono às Dolomites, vale sim a pena! Embora reconheca que tivémos alguma sorte com o tempo, durante a minha pesquisa, vi que o período de chuvas é no verão, a que é a cosniderada época alta da região, para além disso e apesar de estarmos a visitar fora de época achei a região bastante cheia à mesma, pelo que para evitar as enchentes visitar no Outono parece-me uma excelente opção.

Eu fui no início de outubro, por isso é o que recomendo, mas já vi comentários fantásticos sobre o final de outubro devido à mudança de cor das árvores, o que dá um encanto extra à experiência.

Espero que as minhas dicas te ajudem a planear o teu roteiro nas Dolomitas!

Sobre o autor

Avatar photo
Renata

Having lived in 3 continents and visited 26 countries already, Renata is passionate about travelling and loves creating unique itineraries.