casal numa autocaravana a planear uma roadtrip

5 Dicas de Viagem para a tua primeira Roadtrip

Estás a pensar em fazer a tua primeira road trip? Confere as nossas dicas viagem para uma aventura inesquecível.

Aquilo que para alguns já não é novidade, para muitos irá certamente revelar-se uma experiência de viagem transformadora. Falamos do autocaravanismo, uma forma de viajar que tem ganho cada vez mais popularidade, especialmente desde que o coronavírus passou a fazer parte da nova realidade.

Se já nos tempos pré-covid uma roadtrip tinha uma magia única, que era facilmente associada a uma sensação de liberdade total, depois de meses fechados entre quatro paredes a ideia de nos sentirmos livres (e claro, seguros) é cada vez mais tentadora.

Dicas de viagem essenciais para uma roadtrip inesquecível

Quem já teve a oportunidade de fazer uma roadtrip pode confirmar: mais nenhuma opção de viagem irá dar-te a mesma liberdade e flexibilidade. Partes com borboletas na barriga e voltas com ainda mais. Chegas com o desejo de explorar o mundo e dás por ti já a matutar no próximo destino, enquanto ainda estás a desfazer a mochila. 

Se és noviço na estrada é importante estares bem informado antes de partires para a tua grande aventura. Para que possas aproveitar ao máximo a tua primeira roadtrip por Portugal ou pela Europa sem preocupações, reunimos uma lista com 5 dicas de viagem bastante úteis.

Conhece a autocaravana na qual vais viajar

Antes de pegar no volante é muito importante esclarecer todas e quaisquer dúvidas que possam existir sobre o funcionamento do veículo. Embora os diferentes modelos de autocaravanas tenham diferentes comodidades, é importante ter em conta que cada um deles possui certas particularidades, das quais deves ter conhecimento, antes de partir.

Quando tiveres a oportunidade de viajar numa destas casas sobre rodas, tem em conta que o gás, a eletricidade e a água são limitados. Como tal, de tempos em tempos será necessário que enchas o depósito com água potável e que descarregues o reservatório das águas sujas. 

Planeia um roteiro

Grupo de amigos a planear um roteiro para a sua roadtrip

A flexibilidade é apontada como uma das maiores vantagens de fazer uma roadtrip numa autocaravana. No entanto, ter uma ideia clara dos possíveis locais ondes podes dormir, fazer paragens ou estacionar, é a melhor forma de garantir que fazes uma viagem em segurança e de forma confiante. Aconselhamos-te a nossa secção de roteiros para autocaravanas de forma a ganhares alguma inspiração.

Uma das vantagens mais incríveis de fazeres uma roadtrip é que, a qualquer momento, podes alterar o trajecto que tinhas planeado e seguir por um caminho totalmente novo e diferente.

Estaciona e despeja o lixo apenas em locais permitidos

Estas são regras importantíssimas para todos aqueles que optam por viajar numa autocaravana. Existem locais específicos não só para estacionar a autocaravana (quer seja para uma paragem temporária ou para passar a noite), como também para despejar os resíduos.

Certifica-te de que respeitas estas regras tendo em conta que, caso não sejam respeitadas, poderás ser ter que lidar com uma multa indesejada. Uma forma de garantir de que estás a fazer tudo de forma correcta é recorrer sempre a áreas reservadas para autocaravanas ou parques de campismo. Caso estejas a usar uma sanita química, certifica-te também que a despejas nos locais apropriados.

Existem alguns websites e apps, como a Park4Night ou a CamperContact, que indicam milhares de sugestões de locais para estacionar, dormir e deitar fora os resíduos. A utilidade destas plataformas não fica por aqui, porque para além de poderes descobrir estes secret spots podes, de igual forma, confirmar a legalidade dos mesmos. 

Faz uma lista com tudo que precisas de levar

Snacks, água, lanterna, repelente de insetos, são alguns dos exemplos que devem constar na tua checklist, especialmente se optares por uma roadtrip onde irás estar em contacto com a natureza.

O nível de pré-organização depende de viajante para viajante, mas até mesmo para os mais organizados (e com melhor memória) uma lista com os itens essenciais ou até mesmo uma plano com as refeições de cada dia poderão tornar a tua viagem muito mais simples.

Informa-te sobre as restrições e regras de trânsito do país

No que toca ao turismo, cada país possui regras e restrições específicas, nomeadamente de proveniência externa. Para além disso, as regras de condução do teu local de destino também podem ser diferentes das que estás habituado. Assim, caso passes a fronteira, é altamente recomendável que faças uma pesquisa regular sobre as regulações impostas por cada país.

Independentemente do teu destino, fazer uma roadtrip numa autocaravana é uma experiência da qual não te irás esquecer e muito provavelmente, vais querer repetir. Caso optes por este tipo de viagem, acordar diariamente num sítio novo, adormecer a ver as estrelas ou acordar com o cheiro da maresia pode ser a realidade das tuas próximas férias de sonho. 

Sobre o autor

Francisco Marques Pereira
Francisco Pereira

Apaixonado por viajar. Visitou mais de 15 países e espera dobrar essa conta ainda este ano. Fã de viagens de autocaravanas e do estilo de vida Indie! Ninguém me obrigou a escrever esta última parte...

Partilhar
Okay