autocaravanismo

Autocaravanismo: 10 boas práticas para todos os viajantes

Vais fazer-te à estrada pela primeira vez? Confere o nosso guia prático de autocaravanismo para que tenhas uma experiência inesquecível e sem problemas.

Rendeste-te finalmente ao autocaravanismo e chegou a altura de planeares a road trip com a qual sempre sonhaste? Se deres por ti com algumas dúvidas, não te preocupes: todos já passámos pelas incertezas de uma estreia na estrada.

Em modo de boas-vindas à comunidade autocaravanista e para que possas aproveitar ao máximo a liberdade incomparável desta forma de viagem, reunimos um conjunto de práticas indispensáveis para que a tua primeira aventura corra às mil maravilhas.

Uma coisa é certa: quem experimenta viajar de autocaravana sente uma liberdade inigualável, tendo em conta que este modo de turismo confere um nível extremo de flexibilidade e customização. A cada momento, os viajantes podem decidir para onde, quando e como partir à descoberta. 

Assim, os melhores conselhos de autocaravanismo que te podemos dar são os seguintes:

Tem sempre em atenção onde vais estacionar e pernoitar 

A ideia de poder parar em qualquer local pode parecer extremamente atrativa, mas existem alguns lugares onde é proibido estacionares e pernoitar numa autocaravana, tal como é referido na recente lei sobre o autocaravanismo em Portugal.

Para evitar surpresas desagradáveis durante a viagem e para que consigas confortavelmente encontrar o sítio perfeito para descansar, fazer uma paragem ou pernoitar, é necessário ter em conta que: 

  1. No Código da Estrada, uma autocaravana é considerada um veículo ligeiro e como tal, é possível estacionar este tipo de viatura na via pública, em locais que sejam considerados apropriados para esse efeito. Contudo, garante que respeitas as regras de estacionamento definidas no Código da Estrada.
  2. Se quiseres parar a autocaravana sem teres que te preocupar sobre a dimensão do estacionamento, se podes abrir a janela ou colocar o degrau retrátil para baixo sem estares a infringir a lei, aconselhamos que te dirijas para uma Estação de Serviço de Autocaravanas (ESA) ou para uma Área de Serviço de Autocaravanas (ASA).
  3. Desde Janeiro de 2021, em Portugal, é apenas permitido pernoitar no interior de uma autocaravana nos locais expressamente autorizados para o efeito. Segundo as novas regras do Código da Estrada, a pernoita é definida como “a permanência de autocaravana ou similar no local do estacionamento, com ocupantes, entre as 21h de um dia e as 7h do dia seguinte”.

Com o aumento explosivo do número de apaixonados por autocaravanismo em Portugal, é cada vez mais importante ter cuidados extra e minimizar o impacto negativo não só no ambiente, mas também na vida das outras pessoas.

Despeja os teus resíduos apenas em locais onde seja permitido

Tal como no estacionamento, o despejo de resíduos em certos locais também é proibido e podes mesmo levar com uma multa caso não respeites esta importantíssima regra.

Para que não tenhas que lidar com este tipo de dramas e de forma a respeitar o ambiente, o melhor é mesmo recorrer a áreas que sejam reservadas para autocaravanas ou a parques de campismo. Na dúvida, mais vale não arriscar. A tua carteira e o ambiente ficam gratos.

Para melhorar a tua vida de viajante, existem diversas apps onde podes consultar todas as informações que necessitas, tais como os locais onde podes estacionar, pernoitar, comer e deitar os teus resíduos.

Vê também: Guia Prático sobre Como Funciona uma Sanita Química

Protege os animais, as plantas e os ecossistemas

Um dos melhores sentimentos de fazer uma road trip numa autocaravana é o contacto constante com a natureza e a sua beleza. 

Certos ecossistemas são extremamente frágeis e não conseguem defender-se, por isso cabe-te a ti esta responsabilidade. Ter cuidado com a natureza nunca é em demasia, por isso certifica-te de que respeitas o meio ambiente e a vida selvagem à tua volta.

Planeia o teu roteiro

Planear com antecedência a tua jornada é bastante importante por inúmeras razões. Ao organizares a tua aventura, ganhas a garantia de que consegues fazer um check em todos os locais da tua lista. 

Ao arrancares com a tua autocaravana, já com uma rota pré-definida, irá ainda proporcionar-te a oportunidade de gastares menos combustível, dinheiro e tempo. Aconselhamos-te a nossa secção de roteiros para autocaravanas de forma a inspirares-te para tua próxima aventura.

Para além da questão financeira, ao poupares combustível, estás também a reduzir a tua pegada ecológica e todos ficamos a ganhar.

Faz a reciclagem

Em pleno século XXI, estamos certos de que já deves conhecer bastante bem a importância de reduzir o lixo que produzimos e ainda de fazer a reciclagem do mesmo.

Leva contigo recipientes ou sacos separados para que possas fazer a reciclagem durante a tua aventura na estrada. Caso estejas com dificuldade em encontrar ecopontos, podes sempre pesquisar no Google Maps.

Para além da reciclagem, podes também reutilizar as tuas garrafas de água e voltar a enchê-las nos locais onde exista água potável.

Planeia e cozinha as tuas refeições

cozinhar numa autocaravana

O simples fato de planeares as tuas refeições e cozinhar na autocaravana vai fazer com que reduzas não só o desperdício de alimentos, mas também os teus gastos. Contudo, compreendemos que de vez em quando saiba bem pôr o fogão e as panelas em stand-by e recompensar o estômago com uma refeição num restaurante. 

Caso o faças, tenta optar pelos restaurantes mais pequenos e delicia-te com a comida local. Se tiveres mais olhos do que barriga, podes sempre pedir para levar os restos contigo. Deste modo vais não só reduzir a tua pegada ecológica como também garantir que tens mais uma refeição preparada.

Respeita as comunidades locais

Estás de férias e obviamente estás feliz por isso. Contudo, se estiveres a acampar junto de outras pessoas, não é preciso gritares isso às 3 da manhã aos quatro ventos. Mantém a tua boa disposição e alegria, mas sempre de forma respeitadora.

Apoia o comércio local

Ao longo da tua viagem, tenta procurar estabelecimentos mais locais para fazeres as tuas compras, como por exemplo, mercados de agricultores locais e mercearias. Para além de estares a garantir que compras produtos mais naturais e possivelmente de qualidade superior, estás de igual forma, a apoiar a economia local.

O país que te acolhe agradece!

Informa-te sobre as restrições do país para o qual pretendes viajar

Tal como tu, outros tantos fãs do autocaravanismo gostam de aventurar-se ao desconhecido e explorar outros países mais longínquos. Caso tenhas o mesmo pensamento em mente, é fundamental saberes que cada país possui as suas próprias restrições e regras específicas no que toca ao turismo.

Assim, aconselhamos que antes de te sentares ao volante, pesquises as regulações impostas por cada país. Um ponto extremamente importante atualmente, tendo em conta que, devido à pandemia mundial, as restrições de viagens são alteradas com bastante frequência. 

Respeita as regras de estrada

Garante a tua segurança e a dos outros ao respeitar as regras e o código da estrada. Caso estejas num país diferente, tem em atenção que não basta estudares o teu trajeto. É igualmente necessário estar informado sobre as regras que são aplicadas neste destino.

Ninguém gosta de receber multas e ficar de mau humor durante uma road trip, por isso, garante que conheces e aplicas as regras de trânsito do país onde estás.

Certifica-te de que segues estas dicas e temos a certeza de que irás ter uma estreia em grande no mundo do  autocaravanismo.

Sobre o autor

Francisco Marques Pereira
Francisco Pereira

Apaixonado por viajar. Visitou mais de 15 países e espera dobrar essa conta ainda este ano. Fã de viagens de autocaravanas e do estilo de vida Indie! Ninguém me obrigou a escrever esta última parte...

Partilhar
Okay