Preço de aluguer de Autocaravanas

com cancelamento gratuito e a melhor garantia de preço

A melhor altura para viajar numa Autocaravana

É importante refletires sobre quando é que vais viajar, especialmente em termos de orçamento e tempo.

Viajar pela Europa no Verão é maravilhoso. O tempo é ótimo, há luz do dia, e a maioria dos lugares estão abertos. É quando se pode realmente aproveitar ao máximo as viagens numa autocaravana e desfrutar de tudo o que as cidades têm para oferecer. Mas por outro lado, o preço de aluguer de autocaravanas também pode ser mais elevado. É a altura mais cara para viajar no mundo inteiro. Voos, alojamento e a autocaravana vão consumir o teu orçamento. Isto também significa que há uma grande procura, pelo que será necessário reservar com bastante antecedência.

Viajar durante o fim do Outono e até ao Inverno vai permitir que o teu orçamento se estenda, mas também é muito mais frio. Muitos lugares, incluindo acampamentos, podem estar fechados, e escurece cedo. Em alguns locais, poderás também necessitar de correntes de neve. Vais passar mais tempo dentro da autocaravana, especialmente à noite, o que também poderá influenciar a tua decisão sobre o tamanho do veículo que precisas.

As estações intermédias são boas alturas para viajar, com mudanças meteorológicas menos severas, o preço de aluguer da autocaravana, embora inferior, não é de todo o mais baixo.

Tópicos a considerar que influenciam o preço de aluguer de uma autocaravana

DEPÓSITO DE SEGURANÇA

O depósito de segurança será normalmente cobrado no momento do aluguer. É aplicado para cobrir problemas significativos que possam ocorrer enquanto alugas uma autocaravana, e a fim de que quem aluga respeite e cuide do veículo enquanto estiver na sua posse. 

Os depósitos de segurança são normalmente feitos num cartão de crédito e são mantidos num estado de pré-autorização durante o período do teu aluguer. Deves ter atenção se viajares com um cartão de débito de viagem pré-carregado, o montante do depósito pode esgotar os fundos disponíveis, deixando-te sem acesso aos mesmos durante o resto da tua viagem, mesmo que tecnicamente não tenhas gasto o dinheiro. 

O mesmo se aplica aos cartões de crédito. Se tens um limite de crédito pequeno, por exemplo 5.000 euros e o depósito é de 3.000 euros, então só te restam 2.000 euros para utilizares na viagem.

PRECISO DE SEGURO?

Sim. Na nossa opinião, isto não deve ser negociável e é a razão pela qual todas as nossas reservas incluem um plano de proteção básico. Deves certificar que o teu orçamento o permite.

TARIFAS

O preço de aluguer de uma autocaravana pode variar em diversos aspetos, como o tipo de veículo, a altura do ano, os extras que escolhes, etc. Normalmente, consegues obter melhores tarifas na época baixa.

PAGAMENTO E SALDOS FINAIS

Presta atenção a quando é que os pagamentos do aluguer são devidos. O primeiro pagamento acontece após a confirmação da reserva e é necessário para garantir o teu veículo. Se reservares connosco e com antecedência, o primeiro pagamento será apenas 20% do total da reserva. Não te esqueças de compreender as condições em torno do pagamento e o que acontece em caso de cancelamento.

POLÍTICA DE REEMBOLSO

Conhecer os termos e condições do teu aluguer é sempre importante, no caso de ocorrer algo imprevisto que altere os teus planos de viagem. Hoje em dia, isto tornou-se um elemento crucial para qualquer plano de viagem. Lê com atenção os termos e condições e compreende o que eles dizem e quais são os impactos se cancelares a viagem, ou se as regras e condições do governo interromperem espontaneamente os teus planos.

Ganhar dinheiro enquanto viajas numa Autocaravana

Muitos nómadas decidem alugar uma autocaravana e fazer algum tipo de trabalho sazonal ou remoto, ganhando o máximo possível, em vez de tirarem férias para viajar e se divertir.

Hoje em dia, podes encontrar trabalhos online a fazer quase tudo. É por isso que muitos seguem a tendência do “nómada digital” e trabalham online. A comunidade que vive em autocaravanas faz trabalho de freelancer nas mais diversas áreas, como design gráfico, construção de websites, aulas de música, escrita, contabilidade, avaliação de projetos de construção, planeamento financeiro e muito mais. Alguns até começam negócios baseados online para financiar as suas próprias viagens. A beleza deste estilo de vida é que podes fazer isto por um custo muito baixo (dependendo das tuas prioridades), então não precisas necessariamente de um emprego a tempo inteiro o ano inteiro para te sustentares.

Aqui estão algumas sugestões de trabalho para quando estiveres em viagem:

  • Empregos sazonais em locais ao ar livre, como hotéis, quintas, parques de campismo ou parques temáticos. 
  • Posições de trabalho remoto, em que podes trabalhar a partir de qualquer lugar. Podes encontrar um emprego que permita funcionários remotos ou falar com o teu empregador para tornar a tua posição atual remota. As tuas viagens frequentemente vão ficar à mercê de onde poderás encontrar o melhor sinal de Wi-Fi ou de rede, que é um dos maiores problemas para os “nómadas digitais”. Para mais conforto, podes adicionar um extra com Wi-Fi à tua reserva para te conectares onde quer que vás.
  • Se tiveres habilidades comercializáveis, considera a possibilidade de fazer trabalho de freelancer. Esta pode ser uma ótima opção porque podes ter um rendimento muito bom, mas também tens mais liberdade para escolher quando, onde e como trabalhar. Enquanto tiveres uma habilidade e fores capaz de te apresentar bem a potenciais clientes, deverás conseguir encontrar trabalho como freelancer. O freelancing pode ser qualquer coisa que quiseres. Podes aceitar trabalhos pessoalmente se fores fotógrafo, por exemplo, ou trabalhos remotos em que só lidas com os teus clientes pela internet. Mas, em última análise, estás a trabalhar para ti mesmo.
  • Serviço de mesa em restaurantes ou trabalhos de construção (em áreas mais urbanas).
  • Negócio sustentável para ti mesmo que possas gerir em qualquer lugar, 100% remoto.

Ser empreendedor dá trabalho, mas compensa! Qualquer negócio, incluindo os online, levam muito tempo e trabalho a ganhar asas. Mas se trabalhares e fizeres as coisas certas, é perfeitamente possível criares um negócio sustentável para ti mesmo que possas gerir em qualquer lugar. Existem muitos tipos diferentes de negócios que podes iniciar, aqui estão algumas ideias para te inspirar:

  • Vende produtos digitais
  • Começa um podcast ou canal do YouTube
  • Cria cursos online
  • Fornece um serviço
  • Cria um blog ou website lucrativo
  • Desenvolve aplicações e softwares
  • Começa uma loja de comércio online

Começar qualquer tipo de negócio exige muito trabalho árduo e não é necessariamente um caminho rápido ou fácil para obter um rendimento, independente da localização. Uma estratégia que muitos usam para suavizar a jornada é trabalhar como freelancer ou remotamente para obter um rendimento básico e começar os seus negócios paralelamente. Uma vez que ganham asas, podes dedicar-te aos teus negócios a tempo inteiro.

Como criar um Orçamento que tenha em conta o preço de aluguer de Autocaravanas

É melhor ter um orçamento, pois este permite que viajes o máximo que puderes, em vez de teres que parar repentinamente, pois não estavas a prestar atenção aos custos. Existem vários websites onde podes estimar os custos de combustível e portagens com base no percurso escolhido. Além disso, também deves incluir o custo de ferries (ou outro meio de transporte), estacionamentos e parques de campismo no teu orçamento.

Para descobrires quanto precisas num orçamento, é aconselhável teres em consideração o dinheiro que gastas diariamente na tua vida normal - as tuas compras de supermercado semanal, por exemplo. Quanto ao lado divertido de uma viagem, reserva algum dinheiro para todas as coisas que desejas visitar e experimentar, incluindo comida e bebidas, atrações turísticas, lembranças ou pequenos presentes que podes querer levar para casa para os teus entes queridos.

Além disso, aconselhamos-te a manter alguns fundos de emergência.

Tenho de pernoitar num Parque de Campismo?

Isto depende do país onde te encontras, e se existem quaisquer instruções explícitas ou isenções que impactem o aluguer. Não te esqueças de perguntar acerca disto, se ficares noutras áreas que não parques de autocaravanas for o que pretendes fazer.

Lembra-te também que, dependendo da época do ano, pode ser necessário reservares com antecedência se estiveres a planear ficar em parques de autocaravanas. No pico do Verão, isto é muito importante.

Dicas para fazer Acampamento Selvagem com uma Autocaravana de forma responsável

Se quiseres poupar dinheiro em parques de campismo, para aliviar o preço de aluguer da autocaravana, aqui estão algumas dicas de como fazê-lo de forma responsável.

Quando tiveres permissão para acampar numa propriedade privada, segue sempre os conselhos do código. Acampar numa propriedade privada sem a permissão do proprietário é ilegal em Portugal e na maior parte da Europa. Presta especial atenção aos seguintes pontos num acampamento selvagem:

  • Descarta o lixo apenas em recipientes fornecidos para esse fim. Caso não haja, coloca o lixo em sacos de plástico e leva-o contigo para fazeres o descarte adequado.
  • Controla o desperdício de água da tua autocaravana, não a deixes cair no chão.
  • As sanitas químicas devem ser esvaziadas apenas num local apropriado.
  • Não pendures roupas ou itens semelhantes fora do veículo.
  • Não permitas que crianças subam cercas ou paredes. Danos podem permitir que animais selvagens entrem em terrenos onde não devem.

Guia de Acampamento Selvagem Responsável

A primeira regra do clube de Acampamento Selvagem é não deixar rasto!

As boas práticas de acampamento selvagem permitem que continuemos a fazê-lo! Onde quer que escolhas acampar, certifica-te sempre de fazer o seguinte:

  • Acampa tarde e sai cedo. A etiqueta do acampamento selvagem é instalares-te ao entardecer e saíres ao amanhecer, ou o mais próximo possível disso.
  • Mantém o grupo de acampamento pequeno e evita ficar num local por longos períodos de tempo.
  • Leva todo o lixo ao ires embora, seja ele teu ou deixado por outra pessoa.
  • Deixa o local como o encontraste e remove todos os vestígios da tua estadia.
  • Não faças fogueiras.
  • O ruído e a perturbação sonora devem ser mantidos no mínimo volume possível.
  • Não poluas e respeita o meio ambiente e a vida selvagem.
  • Acampa o mais discretamente possível. Isto significa longe de estradas, casas e outras habitações.

Acampamento Urbano

O acampamento urbano geralmente envolve estacionar numa rua da cidade, bairro, área industrial ou estacionamento noturno, tendo o máximo cuidado possível para esconder o facto de estares a dormir no teu veículo e saíres de manhã cedo antes que alguém perceba.

Se a tua caravana tiver janelas, certifica-te de adicionar boas cortinas para bloquear a luz. Algumas comunidades aceitam estilos de vida alternativos e podem não ter problemas com moradores de autocaravanas bem comportados que ficam por lá por um curto período de tempo. Muitas outras comunidades realmente não querem moradores de autocaravanas por perto, e podes ficar sujeito ao assédio dos moradores ou à atenção das autoridades policiais (não importa o quão bem comportado sejas). Se alguma dessas coisas acontecer, sê educado e cooperativo e retira-te da área.

Diferentes estilos de Autocaravanas: Motorizadas Vs. a Reboque

Existem duas grandes categorias de autocaravanas: motorizadas e rebocáveis.

Autocaravanas Motorizadas

As caravanas motorizadas têm motores. Estas oferecem todas as funções de vida e condução sob o mesmo teto, sem o incómodo de atrelar e desengatar o veículo no acampamento. Uma vez que o motor e os alojamentos estão localizados num único veículo, conduzir uma autocaravana motorizada pode muitas vezes ser mais confortável para quem não está habituado a fazer manobras com um veículo a reboque.

Existem quatro tipos populares de caravanas motorizadas: Autocaravanas de classe A, Autocaravanas de classe B, Autocaravanas de classe C e Autocaravanas de Campismo. Embora pertençam todos à mesma categoria de autocaravanas, as classes variam dramaticamente umas das outras.

  

Autocaravanas a Reboque

As autocaravanas rebocáveis (também conhecidas como reboques) requerem um veículo para fazer o reboque de forma a que se desloquem de um local para outro. O tamanho do carro ou camião necessário depende do tamanho e do peso do veículo a ser rebocado. O preço de aluguer de autocaravanas rebocáveis é frequentemente mais barato do que os seus equivalentes a motor, e a falta de um motor significa que não há problemas de motor para te preocupares (pelo menos na caravana). Uma vez chegado ao teu destino, podes simplesmente desengatar o reboque e explorar a área circundante no teu veículo ligeiro (geralmente o teu carro de família). 

Existem cinco tipos de autocaravanas a reboque à tua escolha: reboques com quinta roda, reboques de viagem, reboques desportivos, camiões de acampamento e autocaravanas que aparecem (ou desdobram-se).

É importante compreenderes a diferença entre o preço de aluguer de autocaravanas dos diferentes modelos. Embora uma autocaravana rebocável seja muito mais barata, vais necessitar ou do teu próprio carro com capacidades rebocáveis ou de alugar um. Em última análise, este fator pode tornar uma autocaravana a reboque tão cara como uma autocaravana motorizada.

Como poupar na utilização da sanita e chuveiro para diminuir o preço de aluguer da Autocaravana

Se estás a planear acampar em liberdade, as instalações sanitárias e de duche são importantes. Isto pode ser incorporado na autocaravana, ou também é possível alugar um duche/sanita portátil. 

As instalações da casa de banho não são todas construídas da mesma forma. No nível inferior do preço de aluguer de autocaravanas, algumas opções não dispõem de quaisquer instalações. Por vezes, podem ser adicionadas instalações sanitárias de campismo portáteis como complemento. Se planeias ficar todas as noites em parques de campismo com instalações completas, pode não ser necessário pagar mais por um duche e uma sanita a bordo. Pode haver alguma distância entre os pontos da estação de despejo, por isso tira o máximo partido destes pontos à medida que os encontras.

Ao decidires alugar autocaravanas low cost, a casa de banho é frequentemente bastante pequena, e o chuveiro passa por cima da sanita, o que significa que cada vez que o chuveiro é utilizado, a sanita fica completamente inutilizável. As autocaravanas maiores e modernas têm chuveiros separados, geralmente com divisórias de plástico ou vidro que se separam do resto da casa de banho, toucadores, arrumação e boas casas de banho. 

Chuveiro Exterior

Um chuveiro externo é outra boa opção para diminuir o preço de aluguer da autocaravana. O teu veículo pode estar equipado com um chuveiro exterior que utiliza água do depósito de água da tua autocaravana, este chuveiro pode ser utilizado para lavar lama: sapatos, botas, etc. A localização do chuveiro exterior vai variar consoante o modelo específico que escolheste. O duche exterior não está ligado à caldeira, o que faz com que não haja água quente disponível.

Utilização do chuveiro exterior:

  1. Liga a bomba de água premindo o botão verde.
  2. Pressiona a torneira no chuveiro para que a água flua.
  3. Desliga a bomba de água quando não estiver a ser utilizada para evitar danos.

Junta-te ao movimento "slow living" - vida tranquila - e poupa no preço de aluguer de Autocaravanas

  • Deixa de cronometrar quanto tempo demoras do ponto A para o ponto B. A vida acontece de qualquer forma na viagem. 
  • Se não fizeres nada para lutar por uma maior sustentabilidade nos hábitos de viver numa autocaravana, basta diminuíres um pouco a velocidade. Por cada 8 km que conduzes a mais de 100 km/h, o consumo de um carro diminui 7%. E como a eficiência de combustível está ligada às emissões do teu veículo, tanto tu como o planeta pagarão quando voltares a encher o teu depósito.
  • Portanto, tem calma. Não conduzas demasiado devagar e impeças o trânsito, é perigoso, mas se estiveres na autoestrada aberta, reduz a velocidade para 100 km/h. Usa o sistema cruise control para regulares o fluxo de combustível para o motor.
Revisto por:
Hugo Oliveira

Hugo Oliveira

CEO & Founder

Hugo Oliveira fundou a Indie Campers há oito anos depois de se graduar com um duplo mestrado na Universidade NOVA School of Business and Economics de Lisboa.

Perguntas Frequentes

Opções de modelos consoante o preço de aluguer de Autocaravanas na Indie Campers

Aluguer Online com a Indie Campers

Requisitos para alugar Autocaravas na Indie Campers

O preço de aluguer de uma autocaravana varia, mas tem um conjunto de serviços básicos incluídos. Quais são?