Autocaravanas para alugar

com cancelamento gratuito e a melhor garantia de preço

Prós e Contras entre uma Autocaravana Semi-integrada, uma Autocaravana, e uma Carrinha Compacta

Autocaravana Semi-integrada

Estas são as estrelas do universo das autocaravanas! Os veículos Semi-integrados são elegantes e, graças às suas dimensões habitualmente compactas, são muito manobráveis. São atualmente o tipo de autocaravana de aluguer mais popular no mercado. Nas autocaravanas Semi-integradas, a cabina original está parcialmente integrada na área de habitação. As autocaravanas parcialmente integradas são geralmente mais aerodinâmicas e elegantes do que as autocaravanas Cappuccino que são mais barulhentas. São também significativamente mais baixas, carecendo de uma parte superior saliente e eminente. Isto resulta num centro de gravidade mais baixo, assim a experiência de condução é mais próxima de um automóvel de passageiros - e poupa-se combustível. Os modelos modernos Semi-integrados têm frequentemente janelas panorâmicas de grandes dimensões no tejadilho. É importante que as superfícies de vidro sejam escurecidas a partir do interior. Tal como nas autocaravanas originais, o lugar do condutor pode normalmente ser rodado e também faz parte do grupo de lugares sentados. Quatro pessoas podem sentar-se confortavelmente à mesa de jantar. No entanto, as possibilidades de dormir são limitadas em relação à autocaravana Cappuccino - as camas estão geralmente localizadas na parte de trás ou pode existir uma cama por cima da área de habitação. Ocasionalmente, um conjunto de bancos pode também ser convertido numa área de dormir. Há espaço disponível para casais ou famílias mais pequenas.

Vantagens e desvantagens das autocaravanas semi-integradas para aluguer: 

Adequada para 2-4 pessoas 

Nível de conforto: médio a alto

Prós:

  • Ideal para casais e famílias pequenas
  • Agradável experiência de condução
  • Menor consumo de combustível

Contras:

  •  Cabina mal isolada
  • Apenas uma cama, opcionalmente com cama elevatória

Autocaravana

Esta representa a forma original da caravana, para acampares de alma e coração. Gerações de famílias, desportistas e hippies passaram férias ou longas viagens num destes veículos. Tem como vantagem o seu tamanho. Com uma altura de menos de dois metros, é adequada para garagens profundas e o seu manuseamento é próximo de um carro de passageiros. Se quiseres fazer atividades diárias e de lazer com apenas um veículo uma carrinha convertida deste tamanho é a melhor opção. Como estes veículos são bastante versáteis, as viagens de cidade são tão confortáveis como as viagens de fim-de-semana de campismo, graças às suas linhas estreitas. Mas também tem os seus limites: o espaço oferecido é bastante modesto, pelo que muitas vezes a procura de uma casa de banho adequada é feita em vão. O espaço de armazenamento também é limitado, tornando esta autocaravana ideal para casais em viagem, mas menos apropriado para famílias. 

Vantagens e desvantagens das autocaravanas para aluguer:

Adequada para 2-4 pessoas 

Nível de conforto: baixo 

Prós:

  • Compacta e manobrável
  • Adequada para férias e uso diário
  • Adequada para casais em viagem

Contras:

  • Altura interior limitada
  • Espaço (de arrumação) limitado
  • Mais para utilização no Verão do que no Inverno

Carrinha compacta

As carrinhas compactas são definitivamente as criadoras de tendências do ramo, a sua popularidade e procura são bastante elevadas. Comparativamente às autocaravanas, a carrinha compacta difere em largura e altura, sendo ainda assim mais compacta do que a maioria das autocaravanas. São mais estreitas e geralmente mais curtas, o comprimento típico é de seis metros. A segunda diferença é a presença de um compartimento com lavatório, sanita e duche, o que é bastante raro de encontrar em autocaravanas. Não é de esperar um grande conforto, mas isso também depende do número de passageiros. O comum é existirem duas zonas com cama, mas também há modelos com quatro ou mais locais para dormir. Também nesta categoria de autocaravanas, há todos os graus de acabamento para adquirir, desde os acabamentos baratos até ao fabrico nobre. As camas longitudinais são populares por serem mais confortáveis, mas também exigem mais comprimento. 

Vantagens e desvantagens das carrinhas compactas para aluguer:

Adequada para 2-4 pessoas

Nível de conforto: médio

Prós:

  • Mais espaço de armazenamento do que numa autocaravana
  • WC disponível
  • Altura interior por igual

Contras:

  • Campismo de Inverno limitado
  • Demasiado pequena para famílias

Sanita Incorporada vs Sanita Química Portátil

Sanita Incorporada

A sanita incorporada numa autocaravana de aluguer é composta por duas partes: uma sanita fixa permanente e um depósito de resíduos acessível a partir do exterior da autocaravana de aluguer. O tanque de retenção de resíduos removível está localizado debaixo da sanita e pode ser removido através de uma porta de acesso no exterior da autocaravana.

Preparar para Utilização: 

  • Retira o tanque de retenção de resíduos. Tens de puxar para cima a alavanca de segurança e puxar o tanque para fora, em direção ao stop.
  • Inclina-o ligeiramente para este sair completamente.
  • Coloca o tanque na vertical e vira o bico de esvaziamento para cima.
  • Retira a tampa (que tem um copo de medição no interior) e despeja no tanque a quantidade necessária de líquido para a sanita. Adiciona aproximadamente 2 litros de água (o suficiente para cobrir o fundo do tanque).
  • Aparafusa novamente a tampa de medição ao bico de esvaziamento e volta a rodar o bico para a sua posição original.
  • Desliza o tanque de retenção de novo para a sua posição original através da porta de acesso.
  • Certifica que o tanque de retenção de resíduos fica fixado com o fecho de segurança. Fecha a porta de acesso e tranca-a. A sanita está agora pronta a ser utilizada.

Em Uso: 

  • Roda a bacia da sanita para a posição desejada.
  • A sanita pode ser utilizada com a válvula de desaguamento aberta ou fechada. Para abrir a válvula, puxa a pega da válvula por baixo do vaso sanitário na tua direção. Se a sanita estiver a ser utilizada com a válvula de desaguamento fechada, faz correr alguma água para dentro da sanita pressionando uma vez o botão "FLUSH".
  • Após a utilização, abre a válvula de desaguamento (se estiver fechada) e pressiona o botão "FLUSH". Fecha a válvula de desaguamento após a lavagem.

Sanita Química Portátil

As sanitas de campismo químicas consistem em duas partes separadas por um tampão: (1) o tanque de água de descarga na parte superior da sanita e (2) o tanque fecal na parte inferior da sanita. Com um sistema de descarga manual ou elétrico, não é necessária qualquer ligação de esgotos, água ou drenagem. As fezes são decompostas por um líquido sanitário.

Composição de uma sanita química 

Esta é a composição de uma sanita química portátil, um olhar sobre os seus componentes vai ajudar-te a tornar claro os próximos passos de como funcionar com este kit de campismo:

No lado esquerdo da imagem podes ver a parte superior da sanita química, com depósito de água de descarga. No lado direito tens a parte inferior da sanita, na qual se encontra o tanque de retenção. Estas duas partes podem ser facilmente montadas ou desmontadas através da parte traseira da sanita, o que se torna especialmente importante para o esvaziamento!

Passos para utilizar uma Sanita Química na tua autocaravana de aluguer:

1. Preparar o depósito de água de descarga

O tanque de água doce, como o nome indica, é para encher com água. Desaparafusa a tampa do tanque de água de descarga e enche o tanque com 3 L de água (ou até estar cheio). Se preferires um cheiro menos químico, podes adicionar um líquido aromatizante. Existem produtos especiais adequados para isto, tais como o Aqua Rinse, mas detergente da louça ou sabão líquido são também boas opções. Podes adicionar 50 ml a 100 ml deste detergente na água de lavagem da sanita.

2. Preparar o tanque de retenção

O tanque de retenção deve ser cheio com um líquido sanitário apropriado, o que é altamente recomendado para evitar odores desagradáveis. Podes usar Aqua Kem Green, por exemplo. Começa por despejar o produto químico de limpeza sanitária no tanque de retenção. Para tal, deves levantar a tampa da sanita, puxar a pega deslizante que abre o tampão (para abrir o acesso ao tanque inferior) e verter o líquido diretamente para a sanita. Também podes verter o líquido diretamente para o tanque inferior através do tubo de esvaziamento - para o fazer, coloca o tanque de lado, vira o tubo de esvaziamento para cima, desaperta a tampa e verte o líquido sanitário. No entanto, recomendamos a primeira opção, porque é um pouco mais prática.

Como regra, deves encher 110 ml do líquido sanitário, mas a quantidade pode variar dependendo do líquido. Aconselhamos que verifiques a quantidade indicada no rótulo da embalagem.

Dica: Tenta sempre escolher líquidos dissolventes biodegradáveis e mais amigos do ambiente.

3. Utilização de uma Sanita Química de campismo

  • Abre a tampa da Sanita
  • Descarrega o autoclismo (Recomendamos fazer 3 a 4 pequenas descargas)
  • Puxa a pega deslizante que abre o tampão (para abrir o acesso ao tanque inferior)

Importante: O papel higiénico utilizado nas sanitas químicas deve ser solúvel em água para evitar o entupimento.

4. Esvaziamento

Agora chegamos ao passo que ninguém adora. No entanto, com alguns passos simples, esta tarefa também se torna fácil! Se a tua sanita química não tiver um indicador de nível do tanque de resíduos, não há nenhuma ciência exata para saber quando esvaziar o tanque. Basta abrir o cursor e olhar para dentro - quando pensares que o tanque está cheio, é altura de o esvaziar! Dependendo da capacidade, temperatura exterior e frequência de utilização, a sanita de campismo precisa de ser esvaziada pelo menos de três em três dias.

Importante: O esvaziamento de Sanitas Químicas de campismo só é permitido em locais designados para esse efeito, como parques de campismo, bombas de gasolina ou casas de banho públicas. Nunca despejes o tanque de retenção na rua ou numa zona verde.

Esvazia o depósito de resíduos da tua Sanita Química com estes simples passos:

  1. Desconecta o tanque de retenção de resíduos do tanque de descarga de água usando o trinco traseiro, e coloca o tanque de retenção de resíduos na vertical.
  2. Roda o tubo de esvaziamento 180º de modo a apontar para cima e abre a tampa do bocal de esvaziamento.
  3. Segura o depósito pela pega traseira, pressiona o botão de ventilação e verte o conteúdo.
  4. Enche o tanque com água e fecha a tampa.
  5. Agora agita bem o tanque para remover qualquer resíduo remanescente.
  6. Finalmente, despeja o conteúdo de novo, fecha a tampa e volta a colocar o tubo de esvaziamento na posição inicial e está feito!

Esvaziamento da Sanita Química - Tanque de água suja

Só é admissível eliminar o conteúdo do depósito de resíduos em estações de despejo aprovadas ou através de um sistema normal de esgotos domésticos. Frequentemente, isto pode ser feito em parques de campismo com a permissão do proprietário do parque. As diferentes embalagens de produtos químicos permitem diferentes opções de remoção. Certifica que lês cuidadosamente o conteúdo do material quanto ao local onde se podem eliminar os resíduos.

Fogão a gás embutido vs Fogão a gás portátil

Fogão a gás embutido

Para grupos maiores e viagens mais longas, um fogão a gás embutido é mais conveniente. Funciona de forma semelhante ao que se pode encontrar em nossa casa. Passos para a utilização de um fogão a gás embutido numa autocaravana de aluguer:

  1. Antes de começares, confirma que tens gás e que a válvula da botija de gás está aberta.
  2. Levanta as duas tampas de vidro articuladas que cobrem a placa antes de acenderes os bicos de gás.
  3. Para acenderes o fogão, empurra suavemente e roda o botão de controlo para a posição de chama alta e mantém a pressão enquanto primes o botão de ignição.
  4. Quando as luzes do fogão acenderem, mantém a pressão no botão durante alguns segundos para que o dispositivo de falha de chama seja desativado.
  5. Ajusta o tamanho da chama conforme necessário.
  6. Para desligares o bico, roda o botão até que o ponto no botão esteja em linha com o indicador na placa de cozedura. 
  7. Enquanto cozinhas, deixa sempre a janela aberta para ventilação. Tem em atenção que a tampa de vidro fica quente durante a cozedura. 
  8. Mantém a tampa do fogão aberta após a cozedura até os bicos arrefecerem.
  9. Utiliza apenas tachos e panelas cujo diâmetro seja apropriado para os bicos a gás. Quando a chama se apaga, o fornecimento de gás é automaticamente cortado.

O que não fazer ao utilizar um fogão a gás embutido:

  • Não feches a tampa de vidro do fogão enquanto estiver em funcionamento.
  • Não apliques pressão na tampa de vidro do fogão quando este estiver fechado.
  • Não coloques panelas quentes na tampa de vidro do fogão.

Fogão a gás portátil

O fogão portátil pode ser facilmente armazenado. Funciona perfeitamente numa pequena autocaravana, uma vez que ocupa muito pouco espaço. Passos para a utilização de um fogão a gás portátil numa autocaravana de aluguer:

  1. Coloca o teu fogão a gás sobre uma superfície plana.
  2. Retira o suporte da parte superior do fogão. Vira-o de modo a que o suporte esteja então virado para cima, pronto a segurar a tua frigideira.
  3. Abre a tampa do cartucho do fogão. Retira a tampa da tua botija de gás, e encaixa suavemente o cartucho de gás no fogão.
  4. Mantém-no direito e pressiona a alavanca de paragem do cartucho para baixo, para que o recipiente de gás encaixe no lugar. Verifica se a botija de gás foi encaixada corretamente antes de utilizares o fogão.
  5. Roda o botão de controlo totalmente para a esquerda para a posição de “ignição” até o fogão fazer clique e acender as luzes. Se não funcionar, repete até acender.
  6. Ajusta o botão de controlo à altura de chama que desejas.
  7. O teu fogão está agora pronto a ser utilizado.
  8. Quando terminares a utilização, roda o botão para a posição “off” e levanta a alavanca do cartucho até à posição de desbloqueio.
  9. Verifica se a chama está extinta, e deixa arrefecer completamente antes de desligares o cartucho de gás.

O que não fazer ao utilizar um fogão a gás portátil:

  • Não utilizes panelas ou chaleiras demasiado grandes para o fogão, pois vai fazer com que o calor seja direcionado para baixo, em direção ao cartucho de gás.
  • Se utilizares mais do que um fogão, não os posiciones demasiado perto um do outro, isto pode causar o sobreaquecimento do fogão.
  • Nunca deixes o cartucho de gás dentro do fogão quando não estiver a ser utilizado. Substitui a tampa de proteção vermelha do cartucho de gás quando terminares.

Arca Refrigeradora vs Frigorífico Embutido

Arca Refrigeradora

Disponíveis em muitos designs e métodos de refrigeração diferentes, as arcas refrigeradoras são uma ótima forma de manter os alimentos frescos quando acampares ou quando estás fora de casa. Existem alguns tipos básicos, todos eles com vantagens e desvantagens para levares na tua autocaravana de aluguer. As arcas refrigeradoras levam consideravelmente mais tempo do que um frigorífico ou congelador doméstico para arrefecer o conteúdo, uma vez que não têm o poder de refrigeração equivalente.

  1. As arcas refrigeradoras elétricas podem manter-se frias enquanto estiverem ligadas à corrente. Se não vais ter acesso a uma fonte de energia na tua viagem, podes ter de considerar diferentes opções.
  2. Os modelos termoelétricos de arcas refrigeradoras utilizam um fluido que é aquecido eletricamente e depois libertado para uma câmara fechada onde proporciona um efeito de arrefecimento. Esta opção não requer um compressor para funcionar, o que as torna mais silenciosas.
  3. A arca refrigeradora de absorção básica é o tipo mais simples. Os refrigeradores por absorção raramente têm um termóstato, por isso embora não sejam concebidos para congelar, se deixados ligados em tempo particularmente frio os artigos podem congelar involuntariamente. Isto pode causar danos em artigos sensíveis, tais como ovos.  
  4. Os refrigeradores de compressor utilizam um compressor elétrico, o que os torna por natureza mais ruidosos do que os refrigeradores de absorção equivalentes.

Algo a lembrar é que as arcas refrigeradoras não funcionam bem quando num carro quente ou num espaço pequeno, uma vez que os componentes de refrigeração sobreaquecem.

Todas elas requerem também uma câmara de ar em torno da ventoinha de arrefecimento. Um ventilador de arrefecimento é utilizado na maioria dos modelos, o que produz quantidades variáveis de ruído, por isso vale a pena considerar se isto é adequado, especialmente se for utilizado num espaço pequeno à noite quando o ruído pode perturbar o sono.

A maioria das arcas refrigeradoras pode funcionar tanto a partir de 12v (tomada de isqueiro de um veículo) como de 240v da rede elétrica. Algumas têm termóstatos ou modos ecológicos e de potência máxima, mas estes modos em alguns modelos só funcionam com 240v. Existe uma versão mais simples de arca refrigeradora, o refrigerador isolado simples. Não requerem energia, pelo que são extremamente portáteis e são ideais para dias fora e festas/churrascos.

Frigorífico Embutido

O frigorífico pode funcionar em três modos de potência:

  • Rede elétrica (230V AC / Cabo de rede externo)
  • Corrente contínua (12V DC / Bateria de reserva)
  • Gás ( gás líquido de propano/butano) - apenas no modelo Atlas

Para selecionar a fonte de energia desejada, tens de rodar o interruptor de seleção de acordo com o modo que pretendes. Para regulares a temperatura de arrefecimento, roda o botão de temperatura. No modo 12V não há possibilidade de regular a temperatura.

Para funcionamento do frigorífico ao conduzir a autocaravana, roda o interruptor de seleção para o modo 12V (ícone de bateria). O frigorífico só deve ser utilizado neste modo (bateria de reserva) enquanto o motor do veículo estiver a funcionar ou em condução, caso contrário a bateria de reserva será descarregada em poucas horas!

Para a utilização do frigorífico quando não estiveres a conduzir a tua autocaravana de aluguer ou sem estar ligado a uma fonte elétrica de alimentação externa.

Utilização do modo a Gás:

  1. Abre a válvula da botija de gás e a válvula de fecho do aparelho.
  2. Roda o interruptor de seleção para o modo gás (ícone da chama).
  3. Roda o botão de seleção de temperatura no sentido dos ponteiros do relógio e empurra. Mantém o botão de controlo premido.
  4. Em seguida, precisas de premir o botão de ignição da bateria e mantê-lo premido. O processo de ignição é ativado automaticamente.
  5. Assim que a chama se acender, o ponteiro do medidor de corrente elétrica (galvanómetro) começa a mover-se para a faixa verde. O frigorífico está operacional. Mantém o botão premido durante cerca de 15 segundos e finalmente liberta-o.

Como regra básica, a utilização de gás é proibida nas estações de serviço e durante a condução da autocaravana.

Utilização do modo a Eletricidade:  

Para o funcionamento do frigorífico quando estacionado num parque de campismo e com um cabo de rede ligado, roda o interruptor de seleção para o modo 230V (ícone de ficha elétrica).

No modelo Nómada - Roda o botão de seleção dentro do frigorífico e seleciona a opção adequada, dependendo do caso:

● Desliga enquanto a autocaravana está estacionada, e sem ligação à rede elétrica – a temperatura previamente selecionada será mantida;

● Liga e seleciona a temperatura Min, enquanto conduzes a autocaravana –capacidade de refrigeração ligeira;

● Seleciona qualquer posição (Min a Max) de acordo com a temperatura desejada, enquanto a autocaravana estiver estacionada e ligada à corrente elétrica.

Opções de Camas em Autocaravanas para aluguer

Cama Francesa

Esta disposição refere-se a uma cama dupla que se encontra fixa, disposta longitudinalmente contra uma parede lateral da autocaravana. Este design é comum instalado no interior de autocaravanas de perfil modesto.

A maioria das camas francesas partilham espaço na parte traseira com a casa de banho ao lado, pelo que a relação entre a largura da cama e a largura da casa de banho é crucial. Uma cama decente (como o padrão doméstico 1.40 metros de largura) deixa apenas cerca de 75 centímetros para a casa-de-banho. Por muito boa que seja a cama, o que dorme junto à parede terá de passar sobre o companheiro para chegar à casa de banho.

Depois há a porta da casa-de-banho. As portas deslizantes ou de tambor muitas vezes funcionam melhor, mas ainda é necessário espaço para aceder à casa de banho, pelo que a cama geralmente é mais estreita nessa direção para criar espaço. Este canto "cortado" pode fazer com que quem dorme desse lado fique com uma perna pendurada.

Outra variação, menos comum, é a autocaravana de aluguer ter a casa de banho disposta atrás da cama e a entrada fica na parte traseira, de modo a que haja mais espaço tanto para a cama como para a wc. O comprimento total da autocaravana será maior, provavelmente 7,5 metros ou mais.

Cama Superior (modelo Atlas) 

Para preparar a cama superior: 

  1. Retira o apoio de cabeça.
  2. Fecha a tampa superior.
  3. Solta as cintas de libertação localizadas nos cantos.
  4. Puxa a cama para baixo, esta vai bloquear automaticamente no lugar onde deve ficar.
  5. Utiliza a escada fornecida para subir para a cama.
  6. Para maior segurança, podes fixar a rede que é armazenada debaixo do colchão da cama superior.

Nota que quando a cama de cima é puxada para baixo, a área de habitação não é utilizável.

Cama Transversal (fixa)

As camas de casal transversais fixas são o modelo mais antigo de todos os tipos de autocaravanas, situam-se na parte traseira de todas as autocaravanas para alugar.

Esta cama é normalmente mais pequena do que as restantes, por outro lado, as camas transversais têm a vantagem de possuir habitualmente mais de dois metros de comprimento, sendo mais compridas que as camas longitudinais.  Embora uma cama dupla transversal seja uma boa opção se fores alto, não te esqueças que a pessoa que dorme contra a parede tem de passar por cima do parceiro se precisar de ir à casa de banho durante a noite.

A Comunidade de Autocaravanas da atualidade

 

Tens alguma questão sobre tópicos específicos sobre autocaravanas ou roteiros de viagem?

Podes trocar opiniões online com pessoas que têm experiência em autocaravanas para aluguer. Muitos começam a sua incursão na comunidade nómada através da Internet. Os recursos da Internet são ótimos locais para fazer perguntas e encontrar informação útil, bem como para comunicares com outras pessoas que tenham o mesmo estilo de vida ou que vivam em autocaravanas de aluguer ou próprias. Aqui estão algumas das formas mais comuns de se conectarem online:

  • Instagram: Ótima rede social para te conectares com pessoas da comunidade de autocaravanas, é também uma forma de te manteres a par dos teus amigos e das suas viagens.
  • Grupos no Facebook: existem vários grupos muito ativos nesta rede social que atendem a comunidade nómada. Podes encontrar tudo, desde grupos gerais #vanlife, a grupos com dicas sobre autocaravanas ou sobre as vivências de digital nomads. Estes grupos tendem a ter discussões animadas, e são ótimos lugares para fazeres perguntas, aprenderes, e conheceres outros que partilhem os mesmos interesses que tu.
  • Grupos no Reddit: podes encontrar grupos neste website que funcionam como os grupos do Facebook, r/vandwellers é um ótimo grupo para encontrares dicas e truques, e te ligares com outros interessados neste estilo de vida. r/vanlife é outro dos grupos, mas mais pequeno que também é útil.
  • Fóruns: existem diversos fóruns ativos que servem vários segmentos da comunidade nómada. Alguns dos mais populares são: Fórum O Projeto de Vida numa Autocaravana (The Project Vanlife Forum); Fórum Viver a baixo custo numa Autocaravana (Cheap RV Living Forum); Fórum do Portal de Expedição (Expedition Portal Forum).

Coisas a saber para acampares com uma Autocaravana de aluguer em Parques de Campismo

À chegada a um parque de campismo, deves ter uma carta de condução válida para conduzir o veículo nas estradas locais. Estaciona o mais próximo possível da área de receção e informa a tua chegada. Não conduzas até uma zona para acampar, não deves estacionar nessas zonas a menos que sejas orientado pela equipa da receção. Estaciona onde fores direcionado. Sempre que possível, deves deixar aproximadamente 6 metros de espaço livre em redor do teu veículo.

Selecionar um local para acampar

Deves considerar algumas questões antes de estacionares a tua autocaravana de aluguer.

  • Não fiques numa posição em que o teu veículo obstrua a entrada de outras pessoas.
  • Tenta escolher uma área seca, razoavelmente nivelada e de preferência com uma base rígida. Se não tiveres outra alternativa a não ser ficar numa encosta, lembra-te que, ao saíres, estás a conduzir numa encosta. É sempre uma boa prática proteger as rodas da autocaravana ao estacionar numa encosta ou piso escorregadio, mesmo quando os travões são acionados.
  • Em más condições do local, é aconselhável tentares manter as rotações do motor o mais baixas possível para evitar a patinagem das rodas e tentares conduzir o mais reto possível.

Abandonar o local após acampar

Quando acabar a tua estadia no parque de campismo, arruma sempre a zona de acampamento e certifica-te de que não deixas sacos de lixo espalhados por aí. Verifica na receção a tua saída, paga as taxas que forem necessárias e agradece-lhes por uma estadia agradável.

Dicas práticas para pernoitar num parque de campismo:

  • Mantém-te nas estradas, a menos que sejas instruído de outra forma.
  • Respeita os limites de velocidade. Geralmente são 10km/h (Lembra-te de que o tempo de paragem na relva é consideravelmente maior do que na estrada.).
  • Certifica que todas as torneiras/conexões de água doce estão fechadas após o uso.
  • Crianças pequenas devem ser acompanhadas pelo parque.
  • Se o veículo não estiver equipado com um depósito de águas residuais, um recipiente adequado deve ser colocado debaixo de todos os tubos de águas residuais. Não deixes esses recipientes transbordar. Descarta toda a água residual apenas em locais específicos para o efeito.
  • Esvazia os tanques das sanitas químicas em locais específicos para o efeito.
  • Coloca todo o lixo em recipientes marcados para esse fim.
  • Não faças barulho excessivo.
  • Geradores a gasolina, a menos que sejam silenciados, devem ser usados ​​com consideração pelos restantes habitantes do parque.
  • Todos os cães e outros animais de estimação devem ser mantidos sob controle.
  • Respeita e anota todas as precauções contra incêndios, observando a localização dos pontos de incêndio.
  • A menos que tenhas sido concedido permissão, não devem ser feitos churrascos. Quando tiveres permissão, deves considerar o incómodo que pode ser causado a outros usuários do local.
  • Da mesma forma, fogos abertos geralmente não são permitidos.
  • Toldos e tendas só devem ser usados ​​com a devida permissão.
  • Deixa a zona de acampamento limpa e arrumada.
  • Na saída verifica passa na receção e paga as devidas taxas.

Logística na recolha de Autocaravanas de aluguer

Se fizeres a reserva online e não conheceres a área, certifica que sabes onde se encontra o local efetivo da recolha. A não compreensão disto pode tornar o início da tua viagem stressante, pode acrescentar tempo à viagem, pode ter impacto na tua capacidade de recolher o veículo e acrescentar custos consideráveis. 

Alugar uma autocaravana não é como alugar um carro. Como regra geral, não podes ir buscá-las a um aeroporto. Devido ao espaço necessário para ter um grande número de veículos grandes à mão, os nossos armazéns estão normalmente fora da cidade, em áreas onde o espaço é fácil de arranjar e o aluguer é barato. Isto significa que muitas vezes terás de percorrer uma distância razoável para lá chegar, e apanhar um táxi ou um Uber pode não ser uma opção.

Seguros incluídos nas nossas Autocaravanas

Podes escolher entre dois Planos de Proteção incluídos em todas as nossas autocaravanas para aluguer: o Básico e o Premium. 

Plano de Proteção Básico

(Incluído por defeito com a tua reserva)

  • Inclui apenas um condutor.
  • Assistência na estrada (Apenas na UE).
  • Cobertura de danos causados a terceiros.
  • É necessário um depósito de 2.000,00 euros no momento da recolha.

Plano de Proteção Premium

(Podes fazer um upgrade para este plano)

  • Exclusivamente disponível para condutores com mais de 25 anos de idade.
  • Permite incluir condutores adicionais e proporciona-te mais proteção.
  • É necessário um depósito de 500,00 euros no momento de recolha.

Manuseamento de uma Autocaravana e Segurança a bordo

Deves sempre ter em mente que a tua autocaravana de aluguer é muito maior do que um automóvel normal ao efetuar quaisquer manobras. Aqui estão alguns pontos que deves ter em consideração:

  • Quando quiseres acelerar ou ultrapassar permite à autocaravana fazê-lo em tempos mais longos.
  • Não faças manobras bruscas, por exemplo não balances para fora da estrada de repente.
  • Efetua todas as manobras o mais suavemente possível.
  • Usa os espelhos laterais nas ultrapassagens para verificar se a autocaravana ultrapassou o obstáculo.
  • Não batas com as rodas da autocaravana nas curvas.
  • Reduz a velocidade de acordo com os ventos fortes, descendo uma colina ou em locais com pouca visibilidade.
  • Grandes veículos a alta velocidade provocam bofetadas de ar, deves ter um cuidado extra ao ultrapassares ou seres ultrapassado por um veículo de laterais altas.

Quando estiveres a viajar com a tua autocaravana de aluguer, não obstruas as aberturas de ventilação permanentes que estão instaladas, a tua segurança depende delas. Em caso de incendio:

  1. Tira todos os passageiros da autocaravana.
  2. Desliga a válvula de gás exterior da botija de gás. 
  3. Desliga a alimentação por rede elétrica. 
  4. Liga o alarme e chama os bombeiros. 
  5. Ataca o fogo se for seguro fazê-lo.

PRECAUÇÕES EM CASO DE INCÊNDIO: NÃO DEIXAR AS CRIANÇAS SOZINHAS SEM MEIOS DE FUGA.

Conduzir no estrangeiro numa Autocaravana de aluguer

Certifica-te de que estás familiarizado com as leis e regulamentos relevantes que se aplicam nos países em que escolhes viajar. Os diferentes países europeus têm leis e regulamentos diferentes, é da tua responsabilidade garantir que o teu veículo cumpre com estes regulamentos e que conduzes dentro da lei.

Dicas para acampares no Inverno com a tua Autocaravana

Se quiseres desfrutar da liberdade de acampar também no Inverno, aqui estão algumas questões que deves considerar:

  • Descobre o máximo que puderes sobre o tempo e as condições de condução antes de partires e durante a viagem.
  • Se conduzires em estradas que tenham sido pulverizadas com sal, lava a parte inferior da autocaravana e todas as superfícies exteriores com água doce.
  • Estaciona o veículo em segurança e prepara-o de forma a que não deslize, depois solta o travão de mão para evitar que congele.
  • Sempre que possível, coloca todas as almofadas do veículo na vertical para garantires que estão arejadas e secas.
  • Utiliza apenas propano no Inverno, uma vez que o butano não se vai gasificar abaixo do ponto de congelação. Certifica que tens um abastecimento adequado de botijas de gás, as quais devem ser mantidas apenas no cacifo próprio!
  • Enquanto aqueces o veículo, abre todos os armários, abas e locais de armazenamento para evitar a formação de condensação.  
  • Evita armazenar recipientes (garrafas, latas, etc.) contendo água, sumo ou outros líquidos no veículo não aquecido, uma vez que podem congelar.
  • Toda a neve e gelo devem ser cuidadosamente removidos do tejadilho do veículo e do toldo, é particularmente importante assegurar que a conduta na parede lateral é mantida livre.
  • Nunca passes cabos elétricos pelo solo, podem congelar ou ser danificados por veículos de limpeza de neve.
  • Mantém as torneiras metálicas abertas num veículo não aquecido a baixas temperaturas, mesmo que o sistema de água tenha sido drenado. Lembra-te sempre de abrir a alavanca misturadora tanto na posição "água fria" como depois na posição "água quente" e de a deixar aberta numa destas posições.

Conselhos adicionais para a Sustentabilidade Ambiental

Numa autocaravana ou a acampar não deves só tomar conta de ti, mas também tomar conta do ambiente. Aqui estão algumas dicas para cuidar do meio ambiente quando partires em viagem na tua autocaravana de aluguer:

  • Recolhe todos os fluidos de funcionamento (por exemplo, lubrificantes, óleo usado e detergentes) em recipientes adequados e descarta-os adequadamente!
  • Nunca elimines águas residuais de qualquer tipo ou resíduos domésticos na sarjeta ou no campo.
  • Esvazia sempre o depósito de águas residuais e a unidade sanitária nas instalações de eliminação no parque de campismo ou em instalações de eliminação especialmente designadas para o efeito. Observa os regulamentos municipais e distritais e pergunta sobre as instalações de eliminação de resíduos.
  • Para a WC, utiliza pequenas doses de um produto químico ecológico e biodegradável.
  • Separa o lixo doméstico em vidro, latas de metal, plástico e lixo húmido.
  • Nunca elimines o lixo doméstico em caixotes de lixo nos parques de estacionamento. Pergunta sobre instalações de eliminação de resíduos em cidades e distritos.
  • Se residires durante um período mais longo numa cidade ou distrito, procura um local de estacionamento especialmente designado para autocaravanas. Pergunta sobre parques de estacionamento em cidades ou distritos.
  • Desliga o motor do veículo quando estacionado.
Revisto por:
Hugo Oliveira

Hugo Oliveira

CEO & Founder

Hugo Oliveira fundou a Indie Campers há oito anos depois de se graduar com um duplo mestrado na Universidade NOVA School of Business and Economics de Lisboa.

Perguntas Frequentes

Opções de Autocaravanas para alugar na Indie Campers e o que está incluído!

Já sabes que Autocaravana alugar Online com a Indie Campers? Aqui tens como o fazer

Requisitos para reservar Autocaravanas connosco

Indie Campers
Subscreve a nossa newsletter